O que é Coaching

O que é Coaching

O coaching é uma metodologia que permite o empoderamento de si mesmo, uma busca equilibrada pelo seu EU, a mais profunda essência do ser humano. O ser humano, na busca desenfreada pela felicidade a todo custo, encontra crenças limitadoras, falta de estímulos, desmotivação, desafetos e várias outras barreiras. Neste contexto, entra o coaching como uma possível solução ou resposta a estas crenças limitadoras, trazendo soluções que podem impulsionar a pessoa em direção ao encontro do seu propósito e do seu próprio EU.

O coaching é uma metodologia com validação científica, é um processo que é conduzido por uma pessoa , o coach, que visa auxiliar o cliente, o coachee, a definir suas metas e objetivos sejam ele de curto, médio ou longo prazo. O coaching é uma metodologia voltada para o desenvolvimento de habilidades e competências que já estão latentes dentro do coachee.

O coaching é um mix de recursos que faz uso de várias técnicas e engloba conhecimentos de Neurociência, Hipnose Ericksoniana, Gestão de pessoas, Programação Neurolinguística, Psicologia Positiva e Terapia Comportamental entre outras visando o objetivo de conquistar resultados em qualquer contexto, profissional, social, familiar, espiritual ou financeiro. Trata-se de um processo que produz mudanças positivas e duradouras em um curto espaço de tempo de forma efetiva e acelerada. Coaching significa tirar um indivíduo de seu estado atual e levá-lo ao estado desejado de forma rápida e satisfatória. O processo de Coaching é uma oportunidade de visualização clara dos pontos individuais, de aumento da autoconfiança, de quebrar barreiras de limitação, para que as pessoas possam conhecer e atingir seu potencial máximo e alcançar suas metas de forma objetiva e, principalmente, assertiva.

O coaching pode abranger diversas áreas de atuação. Pode ser desde o treinamento de uma equipe, desenvolvimento de liderança, superação de bloqueios, emagrecimento, despertar habilidades corporativas, ou mudar o estilo de vida. Para isto temos o Personal Coaching (coaching pessoal), Business and Executive Coaching (coaching de negócios corporativos) e Life Coaching (coaching de vida). Dentro deste último há o Self Coaching, que trabalha o EU interior, superando limitações e bloqueios internos. O trabalho do coach é estabilizar a potencialidade dos dois hemisférios do cérebro, o lado direito (mente emocional, criatividade, intuição, imaginação) e o lado esquerdo (racional, lógico, analítico e concreto). O coach trará à tona uma quantidade alta de recursos que o coachee já possuía, mas não sabia acessar.

Conduzido de maneira confidencial, o processo de Coaching é realizado através das chamadas sessões, onde um profissional chamado Coach tem a função de estimular, apoiar e despertar em seu cliente, também conhecido como coachee, o seu potencial infinito para que este conquiste tudo o que deseja. As sessões de Coaching, individuais ou em grupo, podem ser realizadas semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente e tem duração, em média, de uma hora, tudo isso definido em comum acordo entre Coach e Coachee. Por ser um processo completamente flexível, o Coaching pode ser aplicado em qualquer contexto e direcionado a pessoas, profissionais das mais diversas profissões e empresas de diferentes portes e segmentos.